terça-feira, 1 de maio de 2012

Mostra ' A Terra vista do céu ' dá a partida para a Rio+20


Exposição reúne 130 trabalhos do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand,que usou helicópteros e balões para captar paisagens de devastação e resistência da natureza nos últimos 20 anos.
No ritmo do calendário verde do Rio de Janeiro, será inaugurada no próximo dia 27 de abril a exposição " A Terra vista do céu ",com 130 fotos aéreas.As imagens de dois metros por 1,40 metro,mostram novos ângulos de antigos cenários e também revelam lugares e hábitos pouco conhecidos.
As fotos denunciam a devastação do planeta, mas também exibem uma beleza estonteante chega ao Brasil com fotos inéditas. Foram capturadas imagens da praia de Ipanema, do piscinão de Ramos e do morro da Coroa.


A mostra acontecerá na Cinelândia, no centro do Rio,a céu aberto.Ela ficará na praça até 24 de Junho,dois dias depois do encerramento da conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.Para o fotógrafo francês Christin Bouldier,produtor da exposição e diretor da produtora BomFilm a badalação da cidade em decorrência da Rio+20 ajudará a chamar a atenção para a preservação do meio ambiente levantadas por Arthus-Bertrand,fotógrafo-militante da natureza.






Há 20 anos o fotógrafo leu reportagens sobre a Eco 90 no jornal " Le Monde ",e influenciado pela causa ecológica,começou o seu trabalho de tirar fotografias de cima com o auxílio de um helicóptero e um balão.No ano de de 2000,exibiu pela primeira vez em Paris,sua exposição ,que denuncia a foram predatória com que o homem trata o meio ambiente.
Praça Tiradentes - Centro Rio de Janeiro



Junto coma mostra, será exibido um documentário chamado Planeta Oceano, de 1h30 de duração, onde foram feitas filmagens em diversas partes do mundo,inclusive do Rio de Janeiro.A exibição será no dia 29 de junho,no cinema Odeon,localizado na mesma praça onde estará a exposição,No mesmo dia,o documentário passará na televisão francesa.










Baleias no litoral da Argentina


Planeta Oceano fará parte de uma bateria de filmes sobre o meio ambiente a serem exibidos durante ou dias depois da Rio+20.Arthus está à frente desse festival,organizando debates sobre a temática.
No dia 18,irá estrear no mesmo cinema,o filme "Amazonia eterna".
Um projeto educativo,também envolvendo Arthus-Bertrand,será feito em paralelo no Centro Cultural da Justiça Federal,O documentário Home:Nosso Planeta Nossa Casa,também dirigido pelo fotógrafo ficará disponível em duas salas do centro cultural,para receber estudantes a partir dos 11 anos.

     É um projeto voltado para as escolas e para a conscientização dos alunos, e mostrar o porquê é tão importante preservamos e cuidarmos no ambiente, do planeta em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário