domingo, 13 de maio de 2012

A Quantidade de resíduos per capita do Rio de Janeiro é a maior do Brasil, e quase nada é reciclado.


Não é preciso muito esforço para entender os motivos que levaram o Rio a ser a cidade campeã na produção de lixo do país. Basta lembrar o estado em que amanheceu  a praia de Copacabana no dia 1° de Janeiro deste ano,ou mesmo como ficaram os bairros por onde passaram os blocos no último carnaval.

Quando andamos nas ruas,damos uma certa olhada nas calçadas,nas avenidas,elas já revelam que lidamos muito mal com aquilo que jogamos fora.Cada um de nós produz diariamente 1,8 kg de porcarias de toda a espécie,de dejetos domésticos a resíduos industriais e hospitalares.Vocês sabiam que em média,um carioca joga na lixeira,a cada ano,o equivalente a oito vezes o próprio peso? 

A situação torna-se mais dramática com a constatação de que o índice de reaproveitamento da sede do mais importante evento sobre o desenvolvimento sustentável do ano, a RIO+20 é de apenas 3% ou 235 toneladas. Sabemos que para separar, e dar um fim certo a embalagens, papéis e garrafas pode ser trabalhoso.


Poucos sabem, mas alguns bairros possuem cooperativas ou pontos de entregas voluntária, onde todo  o lixo deve ser separado e entregue em um dos pontos mantidos pela Light,em parceria com a ONG Doe seu Lixo,onde o lixo é recebido,separado e pesado.
São poucos os cariocas que adotaram este tipo de comportamento. 


A maioria por falta de conscientização e estímulo não vem utilizando os meios para ajudar em um dos aspectos mais delicados do desenvolvimento sustentável. Isso quando não age como um porquinho mesmo.

Fonte: Revista Veja Rio, edição do dia 11/04/2012.

2 comentários:

  1. Interessantes as informações sobre como o Rio vem lidando com o seu lixo. É chocante saber que só 3% é reciclado! Mesmo quando se adota a prática da separação do lixo doméstico, ainda há muita dúvida sobre qual é exatamente a destinação dos resíduos. Obrigada por compartilhar conosco essa informação tão relevante. RJ acorda!

    Um abraço do grupo “Criança: Bem-Vinda!”

    ResponderExcluir